4ª Edição do Mestrado em Tecnologias Biomédicas (2015-2016)


O MTBIOM tem como objectivo primordial proporcionar uma formação multidisciplinar, de vertente experimental, na fronteira entre a medicina e a engenharia, integrando conhecimentos e aplicações concretas da engenharia nos meios de investigação, diagnóstico e terapia das ciências médicas. O curso tem ainda como objectivo proporcionar uma formação comum a médicos, engenheiros e outros profissionais de saúde, que permita potenciar a complementaridade de funções através de um entendimento aprofundado dos campos respectivos.

O MTBIOM é um novo curso de 2º ciclo, oferecido pelo IST em colaboração com a FMUL. O IST assumirá a coordenação do MTBIOM, sendo cerca de 80% dos ECTS lectivos da sua responsabilidade e os restantes 20% da responsabilidade da FMUL. As unidades curriculares encontram-se organizadas de modo a que no primeiro semestre do primeiro ano, os alunos sejam postos em contacto com matérias fundamentais da tecnologia biomédica, as quais serão complementadas com disciplinas leccionadas no segundo semestre do primeiro ano. Os conhecimentos adquiridos serão seguidamente empregues no desenvolvimento do trabalho de Dissertação, que deverá em geral ser realizada em co-orientação por um docente/investigador de cada instituição. O plano de estudos encontra-se estruturado em regime pós-laboral por forma a permitir a acumulação com a atividade profissional do estudante. A conclusão com aproveitamento do primeiro ano curricular e a defesa com sucesso da dissertação conferem o grau de mestre, sendo porém o aproveitamento em unidades curriculares isoladas também certificado.

O MTBIOM visa cobrir uma área de formação não existente em Portugal, sendo dirigido a candidatos com experiência profissional nas áreas das ciências da saúde e das engenharias, interessados em alargar o âmbito da sua formação com a aspiração de aprofundar conhecimentos em domínios tecnológicos de forte pendor aplicacional no campo da biomedicina. As competências específicas a adquirir pelos estudantes terão um papel instrumental na resolução de forma avançada de problemas concretos da biomedicina.